01/08/2010

SHOKUIKU - 食育

Quando fiz a minha apresentação, comentei que "encontrei nas minhas origens, uma filosofia bastante interessante" e que foi por isso que resolvi vir até essa terra de "olhos puxados" para me profissionalizar.

Essa filosofia, é o shokuiku, que traduzido, literalmente, quer dizer "Educação Alimentar", e realmente, o seu significado não foge da sua tradução. No entanto, no Japão, essa palavra está ligada a muitos outros conceitos.

Meu conhecimento era superficial na época, e fui atraída, simplesmente, pela "alimentação saudável nipônica". Mas, desde que comecei os meus estudos na "Ecole de Cuisine et Nutrition Hattori", aprofundei-me um pouco mais sobre o assunto, e fiquei mais entusiasmada, ainda, com essas pequenas descobertas!

"Brincar" com os ideogramas japoneses, foi a forma que a jornalista e educadora Toshiko Sunada encontrou para ensinar às crianças (bem, não só às crianças) os princípios básicos de uma boa alimentação. Então, utilizando essa mesma forma lúdica, gostaria de apresentar algumas dessas minhas descobertas!

Os três ideogramas da esquerda são: 人 HITO (pessoa), 良[い] YO[I] (bem), 育[つ] SODA[TSU] (cuidar). 

Juntando hito 人 e yoi 良, temos o kanji 食 SHOKU que também pode ser interpretado como alimento/alimentação. 





Observando a palavra 育, vemos um bebê (como se ainda estivesse na barriga da mamãe) e o ideograma 月, que está presente em outros ideogramas como:   (cérebro), (é um dos kanjis que compõe a palavra placenta), (representa os órgãos), (ossos), (coluna/costas). 

Daí, podemos dizer que "cuidar" está ligado aos diversos componentes do nosso organismo através de 月.

Assim, 食育 pode indicar que o alimentar-se é cuidar da saúde do corpo.

Vamos brincar com outras palavras agora:


A palavra vida 命 INOCHI é a imagem de alguém rezando em forma de agradecimento 感謝 KANSHA.

A vida é sagrada, e quando comemos, estamos tirando a vida de outro ser, por isso, devemos ser gratos e sabermos valorizar a nossa comida, sem deixar sobras no prato. Aqui também entra o conceito de MOTTAINAI, e o respeito ao ambiente (ecologicamente correto).

 


A palavra felicidade 福 FUKU (ou ainda afortunado) pode ser desmembrada da seguinte forma:

一 HITO (um)
口 KUCHI (boca)
田 (leia-se DA)
ネ (leia-se NE)

traduzindo seria algo como: Uma bocada, né!
E não devemos desprezar nenhuma bocada!

O ato de se alimentar, deve ser um ato de felicidade, deve ser feito de forma prazerosa.

As palavras 口福 e 幸福 são lidas da mesma forma: KOUFUKU, a primeira representa o saborear e a segunda significa felicidade.

 
 Vamos falar de um ícone da alimentação japonesa: o arroz.

Uma das formas mais conhecidas e mais utilizadas em obentos ("marmitas" japonesas) são os onigiris (o arroz moldado dessa forma triangular, como no desenho ao lado). Eles também são conhecidos como 結び MUSUBI que quer dizer laço/ligação/elo.

E são esses MUSUBIs feitos pelas mães para os filhos (no Japão, é comum os alunos - estudo integral - levarem marmita na escola para almoçarem) que reforçam esse laço familiar.

Observação: as palavras filho e filha em japonês são, respectivamente, MUSUKO e MUSUME.

父 母 の心を ムスメ と ムスコ に ムスブ!


Outro importante alimento na cultura japonesa é a soja, que é um tipo de grão MAME (beans).

Esse ideograma também está presente nas palavras: ATAMA cabeça, [か] YUTA[KA] riqueza, [び] YOROKO[BI] alegria, [る] NOBO[RU] subir/escalar.

Diz-se que comendo grãos fortalecemos nossa mente, deixamos o corpo rico/saudável e o coração alegre. Tendo uma boa fonte de energia, somos capazes de subir as montanhas! (Vamos encarar o Monte Fuji?)

.........

E assim, ainda temos um grande repertório de brincadeiras para explorar!
Mas.. deixando a brincadeira de lado, vamos um pouco para a filosofia.

De forma simplificada, o "Shokuiku" está, de fato, relacionado à alimentação saudável, em saber escolher os ingredientes de forma a manter a saúde do corpo e da mente (balanço nutricional), mas também valoriza o respeito pela natureza, ao sabermos valorizar a vida que tiramos dela, e de aproveitar todo o possível que esse alimento pode proporcionar; inclusive a felicidade momentânea ao saborear um delicioso prato!

Também valoriza os elos, as ligações.. as tradições, no que se assemelha bastante ao Slow Food, o que fez aumentar a minha empolgação sobre essa filosofia, já que eu também tenho interesse por esse conceito.

Conhecer mais sobre todos esses conceitos, essas idéias, me faz, a cada dia, pensar em como aplicá-los na minha culinária, no meu futuro mundo gastronômico. (Afinal de contas, sonhar nunca é demais).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Havia me esquecido de comentar aqui, que também é importante aproveitar o alimento em seu "melhor" momento, que está ligado às sazonalidades.

Atualmente é possível encontrar quase todos os ingredientes durante o ano todo, por isso, não prestamos muita atenção a esse detalhe, mas aqui no Japão, costuma-se preparar os menus de acordo com o 旬 SHUN  de cada alimento (quando determinada fruta está mais doce, determinado peixe está/estará mais suculento, etc).

Esse "respeito" ao alimento, aproveitando-o em seu SHUN também faz parte desse amplo conceito. Na alta gastronomia japonesa, temos o 懐石 KAISEKI que aplica esses ideais apresentados. E, o aprofundamento sobre esse assunto, ficará para uma outra postagem!

6 comentários:

  1. oi Mi,

    eu acho super-interessante como o nihongo (como outras línguas orientais) consegue expressar tanto através somente da escrita. brigadim por compartilhar um pouco do que vc anda aprendendo por aí.

    acho que hj em dia, apesar da correria do dia-a-dia, tem se valorizado muito esse conceito de Slow Food. a gente tem mesmo que cuidar do próprio bem-estar, a começar pela alimentação, que reflete tanto em outras coisas tb né.

    mal posso esperar para poder experimentar suas aventuras gastronômicas.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu também acho interessante como existe um significado atrás dos kanjis, e gostaria de entender mais e conseguir explicar de forma mais didática, mas não consigo encontrar uma tradução satisfatória, quando eu escrevo. Então.. fica assim, como apresentei acima.

    Sobre o slow food, eu também acho que hoje em dia temos uma crescente preocupação com o próprio bem-estar, mas o slow food reflete também sobre as tradições de determinada região, de determinada família, de todo um processo que vem sido reproduzido e respeitado por várias gerações, não simplesmente por um orgulho bobo, mas porque a qualidade do produto final é dependente de todos esses cuidados.

    Esse movimento que nasceu na Itália também valoriza os ingredientes, e não somente os processos. Toda a forma de maximização da qualidade de um produto está vinculado ao slow food que vai contra à indústria de quantidade e velocidade que também é importante hoje em dia (não sou contra, pois sou dependente dela também).

    Bem... mas eu quero uma aventura slow, apesar de necessitar ser fast na cozinha!
    Eu também mal posso esperar pelas minhas aventuras gastronômicas!!!!!

    Aff.. estou em constante ansiedade!

    ResponderExcluir
  3. hihihi, esta é a Mirian que eu conheço. :)
    mas olha, a torcida por vc por aqui só cresce (literalmente), viu! ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi!!!! Adorei as explicacoes sobre os kanjis... nunca estudei assim... so decorei os tracos e significados, mas nada muito profundo. Amei a aula!!! rs Tem algum livro que ensine assim simples e facilmente os significados? me ensina!!!! bjosssss Suzy =)

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem achei bastante interessante!
    Se eu ficar sabendo de algum livro eu te falo. Eu sei que da mesma jornalista tem um livro, sim, mas ele eh soh sobre shokuiku. Vou procurar e te mando!

    Bjos

    ResponderExcluir